Manual de Instruções para Crianças

09/07/2022
Desde que fui mãe e, considerando a minha vida profissional, que uma das frases que mais costumo ouvir os pais falarem é: "ahhh como seria bom se eles viesse com manual de instruções!"


Preciso confessar que é algo que me tem feito alguma confusão até porque está comprovado cientificamente que nós somos o resultado da influência das 5 pessoas mais proximas de nós!

Pausa para reflexão: quem são as 5 pessoas mais próximas de cada criança?

 Exato!

 Conclusão: o manual de instruções deveria então ser direcionado para nós adultos. Percebem como assim já faz todo o sentido a existência deste manual de instruções?

Comecemos...

1) Se o meu filho tem o hábito de resolver os problemas com agressividade... como é que eu adulto tenho resolvido as minhas situações com ele e com o mundo? Qual o tipo de padrão que eu lhe tenho ensinado para resolver conflitos?

2) Se o meu filho não sabe lidar com a frustração, não sabe ouvir um não... como é que eu adulto lido com os "nãos" na minha vida? Que tipo de influência eu tenho dado ao meu filho para ele entender a importância e necessidade do "não" para a sua maturidade, para a sua preparação para o mundo lá fora?

3) Se o meu filho não fala comigo sobre o seu dia, se resiste a esse tipo de partilha mais pessoal e profunda... quantas vezes ao longo da sua vida eu adulto comuniquei com ele sobre o meu dia? Como é que eu comunico com as pessoas à minha volta? Como é que eu comunico com a minha família? Que padrão eu o influenciei a construir sobre o poder da comunicação na relação com os outros?

4) Se o meu filho resiste a pedir desculpa quando sabe que cometeu um erro... quantas vezes eu cometi erros com ele e não me permiti a lhe pedir desculpa? Que padrão eu adulto fiz o meu filho associar ao pedido de desculpa: um padrao de fraqueza ou um padrao de respeito, flexibilidade e busca pelo melhor?

5) Se o meu filho se demonstra inseguro, se sente incapaz, duvida de si próprio para tudo... quantas vezes eu adulto o critiquei destrutivamente? Quantas vezes eu próprio falei de mim com palavras destrutivas? Que padrão o influenciei a construir com base na minha própria autoimagem?

6) Se o meu filho não demonstra carinho, se isola e prioriza os bens materiais... quantas vezes eu adulto priorizei o meu trabalho, o meu tablet e o dinheiro? Que padrão de relacionamentos prazerosos eu adulto influenciei o meu filho a construir? O prazer do relacionamento com a família, o prazer do amor ou o prazer material, o prazer do consumo?

7) Se o meu filho faz birras, se o meu filho diz mentiras... quantas vezes eu adulto utilizei o padrão da manipulação para o levar a fazer exatamente o que era melhor para mim?

Quantas vezes eu adulto... quantas vezes?

A principal missão duma crianca no mundo é (deveria ser) aprender, ser aquela "esponja" que qualquer pessoa que conheça uma criança sabe que elas são!

Essa aprendizagem na infância é o que permite criar os padrões de comportamentos no cérebro do futuro adulto...aquele adulto que será uma das 5 pessoas mais influentes na vida de alguém e por aí a fora vamos nos ciclos que se repetem na vida e no mundo!

Será que é possível fazermos alguns reajustes no nosso manual de instruções para sermos melhores influenciadores na vida das nossas crianças?

TODOS nós temos SEMPRE algo que pode ser melhorado, tudo depende do quanto estamos focados nos nossos padrões, que fomos construindo ao longo dos anos, através das nossas 5 maiores influências e é muito "curioso" que, muitas vezes NÓS reconhecemos que fomos influenciados por adultos que, agora percebemos, não foram o melhor para nós mas, mesmo assim, repetimos os mesmos ciclos que eles nos ensinaram!

Toda a mudança começa com a humilde tomada de consciência da sua necessidade!


*Especial agradecimento à maravilhosa educadora da minha filha que ontem, numa simples conversa de alguns minutos, inspirou-me a escrever este texto! Você é uma das 5 melhores influências na vida da minha filha, GRATIDÃO! 

© 2016 Blog da Magia dos Pensamentos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora